Para a completa funcionalidade do site da UP Maxixe, é necessário habilitar o JavaScript. Aqui estão as instruções de como habilitar o JavaScript no seu navegador.

Notícias

da UP Maxixe

Voltar

Curso de Psicologia comemora o dia Internacional do Psicólogo

Notícias / Publicado as 09:52h, no dia 4 de Setembro de 2018

Dia Internacional do Psicólogo é comemorado em 27 de Agosto de cada ano. Tal como acontece no mundo inteiro, o curso de Psicologia Educacional da UP-Maxixe/UniSaF através do Departamento de Ciências da Educação e Psicologia, promove debates e mesa redonda como forma de exaltar a profissão do futuro. 

As comemorações do dia do psicólogo deste ano na UP-Maxixe/UniSaF foram marcadas por três momentos. O primeiro diz respeito a entrada dos participantes na Sala Magna, Apresentaçãoestudantes e docentes, Notas Importantes sobre o dia Internacional do Psicólogo, feitas pelo Director do curso (Msc. Rafael Zunguze) e seguiu se à Intervenção da Direcção da Delegação, na pessoa da Profª. Crisalita Djeco. Em sua mensagem, a professora lembrou a importância do trabalho dos psicólogos para enfrentar os desafios sociais que surgem dos transtornos mentais e dos problemas de aprendizagem.

segundo momento foi marcado por diferentes apresentações temáticas por parte dos estudantes. Os temas abordados foram os seguintes:

i. “A Influencia da afectividade no PEA – I ciclo do Ensino Básico”, apresentada pela Joana Bambo, estudante do 4º ano. Na sua apresentação, a estudante deu a entender que a falta de afectividade por parte dos professores contribui para o aumento de índice de absentismo nos alunos. Sustenta ainda que há necessidade de o professor criar condições para que o aluno responda positivamente ao que o professor tem como objectivo.

ii. “Psicologia – Mãe”, apresentado pelo estudante Eugénio Carlos e que é, na verdade, um texto poético no qual onde fez um percurso histórico destacando o seu surgimento e as escolas de pensamento psicológico de maior importância.

iii. “A psicologia e o divorcio em Erik Erikson”, apresentado pelos estudantes do primeiro ano: Milton Guilima, Jacinto Alves e Hortência Pelembe. Defenderam que quando a criança cresce num ambiente em que ela vive com um dos progenitores como consequência do divórcio, isso contribui no desenvolvimento da criança, na medida em que ambos (pai e mãe) já separados não comungam mesmas ideias. Na opinião deles, o divórcio não devia acontecer porque compromete o desenvolvimento íntegrodas crianças. 

iiii. “A Depressão no Ambiente do Trabalho”, apresentado pelos estudantes Juma Mário; Ercília Bimba e Augusto Alfredo. Considerado o mal do século por especialistas, a depressão muitas vezes é confundida com “frescura” e cercada de tabus e preconceito. Mas, na verdade, é uma doença que pode ser controlada com a abordagem adequada. Segundo os proponentes a condição é definida pela OMS como transtorno mental comum caracterizado pela tristeza persistente, falta de interesse em realizar actividades, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa auto-estima, distúrbios do sono ou do apetite, além de sensação de cansaço e falta de concentração. A pesquisa que envolveu algumas áreas profissionais não foi capaz de mostrar qual das profissões pode gerar a depressão, por conta disso, os proponentes sugeriram que as próximas investigações envolvessem maior número de áreas profissionais.

v. “O papel do psicólogo na promoção da saúde mental”, apresentado por André Vilanculo e Enera Naiene, estudantes do 3º ano. Na opinião deles, para melhorar a qualidade de vida é necessário reduzir a vulnerabilidades e os riscos ligados à saúde mental. De forma concreta, pode-se identificar como determinantes da qualidade de saúde mental os seguintes: modos de viver, condições de trabalho, habitação, ambiente, educação, lazer, cultura, acesso a bens e serviços essenciais.

O terceiro e último momento foi marcado por considerações finais feitas pelo Director do curso, onde mais uma vez reiterou a importância da data e apelou aos presentes o seu comprometimentocom as causas sociais porque elas fazem do Psicólogo uma figura interventiva.

Ír para a Notícia...

MESTRADOS EM DIREITO CIVIL E EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

07 Jun, 2018 – 08:50
Anterior Ler
Copyright (c) – Universidade Save – Extensão de Maxixe (UniSave)
Universidade Save (UniSave)

Feito com por Kishan Nareshpal Jadav.